sexta-feira, 15 de maio de 2009

Hats, an Anthology, V&A;

Os anos 80 podem deixar muita gente de cabelo em pé, mas uma das boas coisas da atual obsessão com a década que não quer morrer é trazer a velha Londres de volta à moda. E, com ela, Stephen Jones, responsável por reativar a arte do design de chapéus nos frenéticos 80. Sim, chapéus estão na moda. De novo. Nas passarelas, nas ruas, nas lojas, nas festas badaladas e… no museu. O Victoria & Albert, em Londres, acaba de inaugurar a exposição “Hats: An Anthology”, em plena temporada fashion na cidade.
Com curadoria de Stephen Jones, a mostra reúne mais de 300 peças, incluindo itens do acervo do museu que nunca tinham sido mostrados e peças de colecionadores do mundo inteiro.
Stephen Jones é um dos hat designers mais respeitados da moda, tendo colaborado com grifes como Comme des Garçons, Giles Deacon, Marc Jacobs e Christian Dior.
A exposição traz peças partindo de 600 a.C até criações de Balenciaga na década de 80. Um segmento especial conta com chapéus célebres da cultura pop e do cinema: da coleção da exótica stylist Isabella Blow, que não vivia sem um chapéu, até modelos usados por Boy George e Madonna.
Além da mostra Jones assina o livro catálogo da exposição. No fim, o livro trás minibiografias dessa classe de profissionais, infelizmente, em extinção. Ilustrado, educativo e de se tirar o chapéu.

¬ O livro Hats, an Anthology, V&A, R$ 119



¬ No livro imagens como a de Agyness Deyn, usando chapéu da Comme de Garçons




¬ Confira mais imagens:







Hats: An Anthology
Victoria & Albert Museum

Nenhum comentário: