sexta-feira, 27 de março de 2009

Vamos tricotar?


Isso é o que a sueca Sandra Backlund sabe fazer de melhor. A estilista cheia de interesse nas técnicas tradicionais de tricô elabora peças únicas, super estruturadas e com um design impressionante. A marca que leva seu nome existe desde 2004 e, no ano passado, fez estréia na London Fashion Week, Sandra criou uma coleção especial para o inverno 2007 da Louis Vuitton, e a que todos consideram a melhor até hoje foi a Ink Blot Test que surpreendeu muitos críticos e especialistas em design.
O mais impressionante do trabalho é que todas as peças são feitas à mão, por ela mesma, por isso diz ser bem mais uma escultora do que estilista, vem sendo chamada de precursora da slow fashion, movimento que clona os preceitos do slow food, que protesta contra o descartável, o desperdício e a perda de valores tradicionais. Justamente por se recusar a entrar no ritmo alucinante da indústria da moda, ela não vai desfilar nesta temporada. E continua fabricando peças sob encomenda. Apesar da complexidade estrutural o corpo não é “estrangulado” por uma massa de tecido, é embelezado.
O que ninguém pode duvidar e do primoroso trabalho que ela realiza com muita mistura do artesanal e o contemporâneo, confira essas imagens;