segunda-feira, 1 de junho de 2009

Falando em saúde/ livro – No seu tempo;


Todo mundo já ouviu falar em relógio biológico. O que pouca gente sabe é que, se você souber como ele funciona – e respeitar suas regras –, vai emagrecer, dormir melhor e até transar melhor. É isso que prega a americana Jennifer Ackerman no livro A Melhor Hora pra Você. Nos Estados Unidos, a edição ganho título bem mais sugestivo: Sex, Sleep, Eat, Drink, Dream. A autora faz um passeio de 24 horas pelo interior do corpo humano e mostra como nossa performance nas mais variadas atividades – da digestão ao sexo – varia de acordo com o relógio biológico.
Apesar de reconhecer que cada pessoa tem um ritmo próprio, Jennifer acredita que algumas características são comuns a todos nós e que conhecê-las pode nos ajudar a viver melhor. Quer beber um vinho com as amigas? Marque o encontro para as 18h, quando o fígado metaboliza melhor o álcool. Precisa ir ao dentista? Vá no meio da tarde, no momento em que a tolerância à dor é maior, e os efeitos da anestesia se tornam mais duradouros. Quer se sair bem numa reunião de negócios? Marque o compromisso para o fim da manhã, uma hora de pico para atividade mental. Já para melhorar os resultados dos exercícios, programe a malhação para o inicio da noite, hora em que a força física aumenta, e ficamos menos suscetíveis ao cansaço. Sobre o metabolismo, Jennifer conta que cientistas da Universidade de Minnesota descobriram que a digestão é 50% mais lenta à noite que durante o dia, por isso o jantar deve ser a sua refeição mais frugal. Até o nariz também tem seu próprio relógio biológico: espirros, coriza e coceira atingem seu ponto máximo às 8h. É por isso que quem tem rinite sofre muito mais durante a manhã.
E nunca marque compromissos importantes às 14h, quando sua capacidade de concentração diminui, e o corpo clama por uma boa soneca. Segundo a autora, tirar uma horinha para a siesta é fundamental. Estudos sugerem que o cansaço é fruto de um mecanismo inteiro que funciona como uma espécie de termostato do sono, controlando quanto tempo ficamos acordados desde a hora em que abrimos os olhos pela manhã. Ao longo do dia, essa força homeostática exerce cada vez mais pressão para descontar o debito de sono. “Na verdade, a cada duas horas sentimos uma onda especialmente forte de sonolência”, escreve Jennifer. Ela diz que, nesses momentos, existem apenas dois caminhos a seguir: lutar contra o sono, aumentando a concentração no que se está fazendo, ou sucumbir ao cansaço e tirar uma soneca. A autora prefere a segunda opção. “O cochilo tem um grande poder de recuperar o nosso desempenho”, afirma.
Por fim, Jennifer explica que, sim, existe uma hora melhor para fazer sexo. Exatamente às 8h da manhã, quando os hormônios ligados à sexualidade estão no auge da ebulição.



¬ Capa do livro A Melhor Hora Pra Você, de Jennifer Ackerman custa R$ 33 na Americanas.com

Nenhum comentário: